A reunião de condomínio é algo difícil de conduzir, isso porque pode ter assuntos em pauta que provocam discussões intensas entre os presentes. Quanto maior o condomínio mais difícil lidar com todas pessoas querendo falar ao mesmo tempo, entrar em acordo, ouvir as reclamações, enfim.
Então, cabe ao presidente da assembleia a função de conduzir a reunião da melhor maneira possível, resolvendo as questões de pauta e evitando conflitos. Sabemos que pode ser uma tarefa difícil, por isso, vamos dar cinco dicas de como conduzir uma reunião sem que se perca o controle.
É a convenção condominial que estipula o período para algumas reuniões regulares, como a assembleia para eleição de síndico, por exemplo. Além disso, é interessante, ainda que não esteja no regimento, entrar em acordo sobre um horário para término da assembleia e se possível já trazer essa informação no edital de convocação.
O edital de convocação deve trazer os assuntos a serem discutidos no dia. Por isso, não podemos decidir sobre outras questões, já que não foi mencionado anteriormente no edital. Então, evite discussões sobre outros assuntos, peça licença ao condômino e prometa que isso será discutido em nova assembleia como assunto de pauta, saiba que nem tudo pode se encaixar em “assuntos gerais”.
Na hora de votar sobre as deliberações é interessante ter em mãos ferramentas, como plaquinhas de “sim” ou “não”. Em condomínios de maior porte isso é indispensável. Além disso, você pode usar plaquinhas para reforçar quem está com a palavra, evitando interrupções e discussões desnecessárias.
Outra forma de trabalhar esse encontro é via reunião de condomínio com assembleia online, que tratamos em outro artigo de blog de nosso site, confira também.
Normalmente, as convenções estipulam presidente e secretário para conduzir a reunião e elaborar a ata. Entretanto, em caso de condomínios com administradoras é possível solicitar outro presente para participar e ajudar na condução da assembleia. Elabore uma mesa mediadora da reunião. Isso ajuda a ter maior organização em caso de divergências.
É imprescindível que o síndico, ou outro que irá presidir a reunião, esteja preparado. Isso quer dizer que deve estar com orçamentos em mãos caso a pauta seja algum serviço para aprovação, por exemplo. Além de candidatos, caso a pauta seja eleição de síndico e membros do conselho, junto aos relatórios para aprovação das contas.
São ações que ajudam não apenas a tornar a assembleia mais produtiva, como também colaboram para facilitar a vida de quem conduz a reunião. Sabemos que a situação pode sair do controle, portanto, deve-se estar preparado para que todos tenham espaço para discussão de forma apropriada.
Somado a isso, procure promover reuniões periódicas ou manter contato com os condôminos para saber se precisam levar algum assunto para a assembleia. A ocorrência de poucas reuniões durante o ano acumula assuntos não resolvidos e podem gerar certo tumulto, já que os condôminos não têm oportunidade de ter muitas reuniões.
Se você precisa de mais segurança e serviços terceirizados em seu condomínio entre na área de serviços de nosso site e confira como podemos ajudar.
Sergio Leocadio – Diretor Grupo NVS