Antes de promover um evento, seja ele corporativo ou não, existe uma sequência de cuidados em segurança a ser levada em consideração, a fim de que tudo ocorra de forma satisfatória.
Até pode parecer fácil realizar um evento, mas na realidade exige bastante atenção e dedicação primordial aos aspectos de segurança envolvidos. Por isso, elencamos cinco dicas de segurança para facilitar essa organização.
Fazer um evento requer uma escolha minuciosa do local; a segurança aqui está incutida no fato de que quanto mais pessoas convidadas, maior deve ser o espaço, obviamente, para evitar superlotação. Todas as pessoas devem facilmente se acomodar, caso contrário, é um risco para a segurança.
Além disso, é preciso vistoriar o local, checando se o espaço oferece saídas de emergência suficientes, extintores de incêndio e se tudo está devidamente sinalizado e com fácil acesso.
Outro ponto de extrema importância é checar se o lugar escolhido para a realização do evento tem toda a documentação em dia.
Mas existem alvarás e licenças que também são garantia de segurança, de acordo com o evento que for promovido. Alguns exemplos:
• Alvará de funcionamento temporário;
• Termo de responsabilidade;
• Laudo de segurança técnica;
• Contrato social ou estatuto;
• Comunicado aos órgãos oficiais de segurança (Polícia e Bombeiros);
• Vistoria sanitária, fornecida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Mais uma medida de segurança que faz toda a diferença em qualquer evento. Contratar uma equipe especializada e em número suficiente para atender a demanda da cerimônia é uma medida de garantia – sempre lembrando que é preciso contar com mulheres na equipe se houver esse público no evento.
A equipe de segurança é quem vai zelar para que tudo ocorra de maneira correta, evitando brigas, desentendimentos, furtos e depredação do espaço.
Quando falamos em comunicação, não nos referimos apenas ao equipamento de comunicação – imprescindível para que a equipe de segurança consiga se comunicar e manter a ordem no evento, mas também de comunicação interpessoal, ou seja, dos organizadores com os funcionários.
Antes de fazer acontecer o evento, todos os envolvidos na organização devem repassar informações necessárias aos funcionários que trabalharão durante este período.
Isso inclui a discussão das normas exigidas de conduta e comportamento, além do que é o evento, público estimado, o que pode e o que não pode ser feito pela equipe contratada.
É interessante também que a equipe conheça o espaço do evento com antecedência para que, em caso de emergência, os colaboradores consigam organizar a saída dos convidados sem tumulto e com segurança.
Ainda falando sobre a equipe de segurança que vai trabalhar durante o evento, é interessante que todos eles estejam devidamente identificados com crachás e, se possível, por área de atuação (segurança, limpeza, staff etc).
A vestimenta padronizada também é um método bastante eficaz de segurança, pois assim permite que os colaboradores sejam facilmente identificados dentro do evento.
Conheça mais sobre o nosso trabalho acessando a nossa galeria de fotos. Aproveite e entre em contato conosco para mais informações.